Você sabe o que é Técnica em Z ?
A técnica em Z é uma técnica de administração de medicamentos por via intramuscular em que se promove uma vedação do trajeto realizado pela agulha impedindo o refluxo de medicamentos muito irritantes.
O ato de puxar a pele e aguardar 10 segundos antes de retirar a agulha, cria uma ondulação no trajeto de saída, evitando assim que o medicamento irritante saia do camada muscular no qual foi administrado e vá para a camada subcutânea, o que provocaria nódulos doloridos por inflamação.
Atualmente a técnica em z é recomendada para todos as injeções intramusculares, uma vez que foi comprovado que ajuda a reduzir a dor local e o escape da medicação para os tecidos adjacentes, que tem uma absorção diferenciada.
Leia mais:
Tudo sobre a administração de medicamentos por via intramuscular, clique aqui!
Você conhece os 9 certos da administração de medicamentos?
Como realizar cálculo de medicamentos?
Como realizar cateterismo vesical feminino e masculino?
Como realizar sondagem nasogástrica?
O que é limpeza concorrente e limpeza terminal?
A técnica é realizada esticando a pele para baixo ou para o lado tomando como referência o ponto em que será introduzido a agulha até que seja administrado todo o medicamento. O ato de esticar a pele move os tecidos subcutâneos e cutâneos por uma distância de aproximadamente 1 a 2 cm.
Ao retirar a agulha, a pele é liberada de modo que volte a posição inicial, cobrindo o orifício de entrada da agulha e promovendo assim, um impedimento da saída do líquido injetado.
Além disso, é importante mencionar que a agulha deve ser introduzida num angulo de 90º a fim de garantir que o medicamento seja injetado no músculo, reduzindo desse modo a dor.
Antes da injeção do medicamento no músculo, o profissional de enfermagem deve realizar a aspiração numa velocidade de 1 ml para cada dez segundos.
É bom lembrar que a aspiração visa certificar-se de que não foi atingido algum vaso sanguíneo. Em caso de retorno venoso, a agulha deve ser descartada e o medicamento ser preparado novamente.
Todos os medicamentos que tem indicação de administração por via intramuscular, especialmente os oleosos e irritantes.
BARE, B.G.; SUDDARTH, D.S.. Brunner – Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Administração de medicamentos por via intramuscular. Conselho regional de enfermagem de São Paulo, 2010. Disponível em: http://inter.corensp.gov.br/sites/default/files/administracao_de_medicamentos_por_via_intramuscular.pdf. Acesso
em: 10 jul 2016.
POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 8ª ed. São Paulo: Elsevier, 2013.
PRADO, M.L., GELBCKE, F.L. Fundamentos para o cuidado profissional de Enfermagem. Florianópolis-SC, 2013.
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
Domine a Farmacologia na Enfermagem! 🎓 Assista à nossa playlist completa e aprenda tudo sobre…
🔹 Desafio de Ética em Enfermagem! 🔹 📚 Bem-vindo ao canal Enfermagem Esquematizada! Hoje, o…
🚀 Preparação Completa para Enfermagem em Concursos! 👩⚕️👨⚕️ 🔗 Acesse agora nossa playlist exclusiva de…
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
🔗 Assista também: Reforma Psiquiátrica e a RAPS - https://bit.ly/3Yl8p4g 💕Inscreva-se no Canal: https://bit.ly/canalenfesquematizada 🧠…