Sinal de Murphy
Você sabe o que é o sinal de Murphy?
O sinal de Murphy indica a presença de colecistite aguda quando, durante o exame físico, um paciente sentir dor a palpação da vesícula biliar, ao realizar uma inspiração profunda.
O exame tem por objetivo verificar uma irritação da vesícula biliar.
Como é realizado o teste de Murphy?
Posicione os dedos da mão direita sobre o rebordo costal sobre no ponto onde a borda lateral do musculo reto faz interseção com o gradil costal.
Outra forma de encontrar o ponto onde será realizado o teste de murphy, é localizar a espinha ilíaca esquerda e o rebordo costal direito.
Ao fazer um cruzamento dessa linha com a linha hemiclavicular direita, encontra-se um ponto imaginário que estará exatamente sob a vesícula biliar.
Basta fazer uma pressão, solicitar ao paciente que respire fundo e observar a sua respiração e grau de hipersensibilidade, para realizar o teste.
Se o paciente apresentar um aumento subito de dor aliado com a interrupçao brusca do esforço respiratório, é um sinal indicativo de colestite aguda.
O que é colecistite?
Colecistite é uma inflamação da vesícula biliar cujos sintomas podem incluir dor abdominal intensa do lado direito, febre e náuseas.
Geralmente o que causa colecistite é a obstrução do ducto cístico por cálculo.
É uma complicação da coletíase, doença caracterizada por calculos presentes na vesicula biliar.
Quando um calculo obstrui o ducto cístico causando obstrução permanente, ocorre um processo inflamatorio agudo.
Alem disso, a mucosa lesionada libera líquidos dentro da vesicula causando a distensao.
A distensao biliar, por sua vez, libera mediadores inflamatórios, o que piora ainda mais a lesão da mucosa levando a uma isquemia, tornando ainda mais grave a inflamação.
O tratamento recomendado é a colecistectomia junto tratamento de suporte que é caracterizado por prescrição de analgésicos e antibióticos.