Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde de uma pessoa dando informações de funcionamento das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo possibilitando que o enfermeiro identifique os diagnósticos de enfermagem e planeje a assistência.
Os sinais vitais mais importantes em semiologia são:
Os sinais vitais podem ser verificados quando?
Quais são os materiais necessários para aferir os sinais vitais?
Bandeja contendo:
Estude também:
TEMPERATURA
Fisiologia
A temperatura é um importante componente da Sinais Vitais que verificamos por meio de um termômetro, a medida em graus celsius. No interior do corpo a temperatura pouco varia, porém varia no seu exterior por influências externas como o clima e a vascularização.
Em outras palavras, a temperatura central ou dos tecidos profundos, deve ser mantida relativamente constante, ao passo que a temperatura superficial pode variar conforme a quantidade de calor perdida para o ambiente e o nível de fluxo sanguíneo periférico mediados pela vasodilatação ou vasoconstricção periférica.
A fisiologia da temperatura corporal pode ser esquematizada na seguinte ordem de eventos:
Em ambientes quentes,
Em ambientes frios,
Esses dois sistemas agem e promovem um equilíbrio na produção e perda de calor de modo a permitir que a temperatura corporal esteja num nível ideal para o funcionamento corporal.
O calor do corpo é gerado pela metabolização dos alimentos cujas reações químicas levam á produção de ATP
Quais são os locais para aferição da temperatura?
Os locais utilizados para aferir a temperatura são o reto, axila e via oral.
Os fatores que mais afetam a temperatura corporal são:
Fatores físicos e psicológicos levam a um aumento da temperatura corporal provocada principalmente pela agitação psicomotora.
A transferência de calor ocorre entre corpos com diferença de calor de três formas:
A condução é transferência de calor pelo contato entre dois corpos sendo um mais quente que o outro.
Por sua vez, a radiação é a transferência de calor por meio de ondas eletromagnéticas no vácuo sem necessidade de contato entre os corpos.
Por último convecção, esta se forma através do fluxo de ar quente ou mais frio que o corpo expirado. A convecção envolve transferência de matéria (no caso o ar frio ou quente) e a condução não envolve a transferência da matéria. Somente do calor.
Leia mais sobre temperatura! CLIQUE AQUI
PULSO
O pulso é um importante componente dos sinais vitais pois ele diz a frequência de batimentos do coração uma vez que ao bater, ele injeta sangue na artéria aorta e desta é feita a transmissão para os vasos periféricos através de distensão súbita, o que caracteriza a pulsação. Esta alteração pode ser verificada quando se palpa uma artéria.
Em outras palavras, o pulso arterial é uma onda de pressão provocada pela ejeção ventricular e, por isso, a análise do pulso arterial oferece dados sobre o funcionamento cardíaco.
Quando o pulso for regular, ou seja, sua frequência não se altera, basta contar o número de pulsações em um período de 30 segundos e multiplicar por 2. No entanto, se há alteração, é necessário contar o número de pulsações em um período de 60 segundos.
A quantidade de sangue bombeada dentro de um período de 60 segundos equivale ao débito cardíaco. Um pulso filiforme é indicativo de um débito cardíaco insuficiente podendo ser sinal grave como o choque hemorrágico por exemplo.
Quais são os locais de aferição do pulso?
O pulso pode ser aferido nos seguintes locais:
Quais os fatores influenciam a pulsação?
Terminologia
Quais os valores de referência para pulsação?
RESPIRAÇÃO
A respiração envolve:
Quais são os fatores que interferem na respiração?
A respiração é influenciado por:
Na respiração, o oxigênio inspirado entra no sangue e o dióxido de carbono (CO2) é expelido, com frequência regular. A troca destes gases ocorre quando o ar chega aos alvéolos pulmonares, que é a parte funcional do pulmão. É nesse processo que o sangue venoso se transforma em sangue arterial. A frequência respiratória em geral é mensurada através da observação da expansão torácica contando o número de inspirações por um minuto.
Terminologia
Quais são os valores de referência para respiração?
PRESSÃO ARTERIAL
A pressão arterial é um sinal vital que é expresso pela pressão ou tensão do sangue gerado na parede das artérias provocado pela força de contração do coração, da quantidade de sangue circulante e da resistência dos vasos.
A pressão sistólica é provocado pela contração do ventrículo esquerdo e a pressão diastólica é provocada pelo seu relaxamento.
Terminologia
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
Domine a Farmacologia na Enfermagem! 🎓 Assista à nossa playlist completa e aprenda tudo sobre…
🔹 Desafio de Ética em Enfermagem! 🔹 📚 Bem-vindo ao canal Enfermagem Esquematizada! Hoje, o…
🚀 Preparação Completa para Enfermagem em Concursos! 👩⚕️👨⚕️ 🔗 Acesse agora nossa playlist exclusiva de…
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
🔗 Assista também: Reforma Psiquiátrica e a RAPS - https://bit.ly/3Yl8p4g 💕Inscreva-se no Canal: https://bit.ly/canalenfesquematizada 🧠…