Fatores que interferem na Cicatrização
Existem dois tipos de fatores que interferem na cicatrização:
- Fatores locais: relacionados ás condições da ferida e técnica cirúrgica envolvida.
- Fatores gerais: relacionados ás condições clínicas do paciente.
Fatores Locais
Quais são os fatores Locais que interferem na cicatrização ?
São considerados fatores locais que interferem na cicatrização são:
- A qualidade da vascularização das bordas da ferida;
- O grau de contaminação da ferida;
- O tratamento adotado da ferida.
A qualidade da vascularização das bordas da ferida
A vascularização das bordas da ferida é essencial para a cicatrização, pois os vasos sanguíneos ali presentes, irão garantir o aporte adequado de nutrientes e oxigênio necessários para o metabolismo celular necessário para a reparação tecidual.
É a partir da borda da ferida que é gerado um novo tecido epitelial. De lá, as células epiteliais migram sobre a área lesada, induzindo a contração e a formação de novos tecidos epiteliais, até fechar toda a ferida.
As novas células epiteliais responsáveis pelo fechamento da ferida, são geradas graças á vascularização presente no leito da ferida, que oferece nutrição e oxigênio para o metabolismo local.
No entanto, a vascularização depende diretamente das condições gerais do paciente como comorbidades como o diabetes e a hipertensão, e também depende do tratamento adotado na área da ferida.
Grau de contaminação da ferida
Sabe-se que uma incisão cirúrgica tem melhores condições de cicatrização do que uma ferida ocasionada por trauma no ambiente doméstico. É essencial a limpeza mecânica, a remoção de corpos estranhos, detritos e de tecido morto porque microorganismos e material inorgânicos no leito da ferido, dificultam e até mesmo impedem a cicatrização das feridas.
Tratamento adotado no tratamento da ferida
O tratamento adequado da ferida pode oferece condições ideais de cicatrização como a assepsia e antissepsia, técnica cirúrgica adotada e escolha do fio cirúrgico.
Leia também:
Quais são as fases da cicatrização das feridas?
Como são classificadas as feridas?
O que é deiscência de ferida operatória?
O que é evisceração de ferida operatória?
Fatores Gerais
Quais são os fatores gerais que interferem na cicatrização?
Os fatores gerais que interferem na cicatrização são:
- Idade: Quanto mais idoso for o paciente menos flexíveis são os tecidos. A diminuição da produção de colágeno leva a um tempo maior de cicatrização.
- Hiperatividade do paciente: O repouso favorece a cicatrização. A hiperatividade dificulta a aproximação das bordas da ferida.
- Oxigenação e perfusão dos tecidos: As doenças que alteram o fluxo sanguíneo normal podem afetar a distribuição dos nutrientes das células, assim como a dos componentes do sistema imune do corpo. Essas condições afetam a capacidade do organismo de transportar células de defesa e antibióticos, o que dificulta o processo de cicatrização. lém disso, o tabaco reduz a hemoglobina funcional e leva à disfunção pulmonar, o que reduz o aporte de oxigênio para as células e dificulta a cura da ferida.
- Nutrição: uma deficiência nutricional pode dificultar a cicatrização, pois deprime o sistema imune e diminui a qualidade e a síntese de tecido de reparação.
- Diabetes: a diabetes melitus prejudica a cicatrização de ferida em todos os estágios do processo. O paciente diabético com neuropatia associada e aterosclerose é propenso à isquemia tecidual, ao traumatismo repetitivo e à infecção.
- Medicamentos: Os corticosteroides, os quimioterápicos e os radioterápicos podem reduzir a cicatrização de feridas, pois interferem na resposta imunológica normal à lesão. Eles interferem na síntese proteica ou divisão celular agindo diretamente na produção de colágeno. Além do mais, aumentam a atividade da colagenase, tornando a cicatriz mais frágil.
- Estado imunológico: nas doenças imunossupressoras, a fase inflamatória está comprometida pela redução de leucócitos, com consequente retardo da fagocitose e da lise de restos celulares. Pela ausência de monócitos a formação de fibroblastos é deficitária.
Referências Bibliográficas
TAZIMA, Maria de Fátima; VICENTE, Yvone Avalloni de Andrade; MORIYA, Tatachi. Biologia da Ferida e Cicatrização. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo. 2008.