Você sabe o que é endocitose e exocitose?
Para que uma célula possa viver, crescer e se reproduzir, ela tem que obter nutrientes e outras substâncias através dos líquidos que estão ao seu redor.
Essas substâncias passam para dentro da célula por meio da difusão e do transporte ativo. No entanto algumas moléculas são grandes o bastante para não poderem entrar na célula por esses mecanismos.
Para essas internalizar essas partículas muito grandes, a célula desenvolveu uma função especializada na membrana celular chamada de endocitose.
A endocitose é o processo pelo qual a célula transporta para dentro dela, substâncias grandes através de uma invaginação da membrana plasmática, formando no interior celular, vesículas contendo o material internalizado.
Existem três tipos de endocitose:
A fagocitose é o processo pelo qual, uma célula engloba partículas sólidas, tais como bactérias, células ou parte de tecidos em degeneração.
As células especializadas em fagocitose, são chamadas de fagócitos e como exemplo, temos os macrófagos, monócitos e neutrófilos.
Os fagócitos tem um importante papel na defesa imunológica, pois fagocitam partículas estranhas ao organismo não importando de onde vieram.
Vale dizer que a fagocitose representa uma importante defesa inespecífica da célula contra patógenos.
O processo de fagocitose ocorre basicamente em três etapas.
Etapa 1 – Adesão
Receptores da membrana plasmática dos fagócitos ligam-se superfície da partícula a ser internalizada.
Etapa 2 – Englobamento
As bordas da membrana plasmática do fagócito, ao redor dos pontos de ligação entre o fagócito e a partícula, invaginam progressivamente, e emitindo pseudópodes, toda a partícula é envolvida, e ao final, é formada uma vesícula fagocítica fechada.
Etapa 3 – fusão com vesículas ricas em enzimas e digestão celular
Os lisossomos, organelas contendo hidrolases ácidas, fundem-se com a vesícula fagocítica, formada na fagocitose, promovendo assim, a digestão da partícula, resultado uma vesícula chamada de corpo residual, que contêm os produtos digeridos como aminoácidos, glicose, fosfato e outros.
Na maioria das vezes, o corpo residual é excretado por meio do processo de exocitose, que é basicamente o oposto da endocitose.
A diapedese é o deslocamento dos glóbulos brancos dos vasos sanguíneos para o tecido conjuntivo, local que está lesionado configurando uma inflamação.
No local da inflamação, onde geralmente existe um dano tecidual, é necessário a presença de fagócitos para realizar a fagocitose de células mortas e partículas estranhas como bactérias, promovendo assim a limpeza e proteção imunológica.
A endocitose mediada por receptores ocorre quando um receptor específico que está presente na superfície de um fagócito, reconhece e liga-se fortemente a uma partícula.
A região da membrana plasmática do fagócito que ligou-se a partícula, sofre invaginação, formando vesícula de transporte.
Na endocitose mediada por receptores acontece internalização, por exemplo, das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), insulina e proteínas que transportam o ferro, com uma transferrina.
A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias liquidas que estão no meio extra-celular.
A diferença entre fagocitose e pinocitose está no tipo partículas internalizadas na célula.
A pinocitose envolve a incorporação de partículas líquidas ou pequenas e a fagocitose compreende a incorporação de partículas sólidas.
Outra diferença entre fagocitose e pinocitose, é que na fagocitose formam-se pseudópodes pela membrana plasmática, com a finalidade de englobar a partícula sólida, formando uma bolsa chamada de fagossomo.
Já na pinocitose, em vez de pseudópodes, cria-se canais que formam uma bolsa chamada de pinossomo que envolve a partícula.
Resumo:
Um exemplo de pinocitose, é o englobamento de moleculas de lipideos pelos enterócitos, células do intestino.
Exocitose é a liberação de moléculas do meio intracelular para o meio extra-celular, como por exemplo, hormônios, enzimas, neurotransmissores e outros.
Durante a exocitose, uma vesícula intracelular funde-se com a membrana plasmática fazendo com o que, a substância que estava contida na vesícula seja excretada. A membrana que pertencia a vesícula, é então incorporada à membrana plasmática.
Junqueira, L. C. & Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª Edição. Editora Guanabara Koogan. 338 páginas. 2012.
Guyton, A.C. & Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª Edição. Editora Elsevier. 1115 páginas. 2006
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
Domine a Farmacologia na Enfermagem! 🎓 Assista à nossa playlist completa e aprenda tudo sobre…
🔹 Desafio de Ética em Enfermagem! 🔹 📚 Bem-vindo ao canal Enfermagem Esquematizada! Hoje, o…
🚀 Preparação Completa para Enfermagem em Concursos! 👩⚕️👨⚕️ 🔗 Acesse agora nossa playlist exclusiva de…
🎯 Domine os Fundamentos de Enfermagem! 👉 Acesse o conteúdo completo agora: https://bit.ly/3ZresGI 💕 Não…
🔗 Assista também: Reforma Psiquiátrica e a RAPS - https://bit.ly/3Yl8p4g 💕Inscreva-se no Canal: https://bit.ly/canalenfesquematizada 🧠…