Difusão Facilitada e Difusão Simples
O transporte passivo ocorre sem gasto de energia pois as moléculas e substâncias são transportadas a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
O que é difusão Facilitada?
A difusão facilitada é um transporte que ocorre sem gasto de energia, portanto é passivo, realizado pela membrana plasmática através de proteínas, permeases e enzimas carreadoras a favor do gradiente de concentração.
O que é Difusão simples?
A difusão simples ocorre a favor do gradiente de concentração do meio mais concentrado para o menos concentrado, do meio extra para o intracelular ou vice-versa. As moléculas passam livremente pela membrana plasmática.
Quais são as substâncias que podem fazer difusão simples?
As substâncias que fazem difusão simples são solúveis tanto em água quanto em lipídeos e por isso passam livremente pela membrana plasmática. Exemplo: oxigênio, gás carbônico, éter e álcool.
Leia também:
Qual é a diferença entre difusão simples e difusão facilitada?
Assim como a difusão simples, a difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja, ocorre o transporte de moléculas e substâncias do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, sem gasto de energia.
No entanto, algumas moléculas não passam livremente pela membrana plasmática, incapazes de serem transportadas por difusão simples.
Nestes casos, há a necessidade de proteínas carregadoras, enzimas e permeases para possibilitar com que essas moléculas entrem ou saem da célula de acordo com a diferença de pressão osmótica do meio intra e extracelular, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
Em suma, a difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia, porém exige o trabalho de proteínas carregadoras
Quais são as substâncias que podem fazer difusão facilitada?
Alguns substâncias são essenciais para a célula porém não podem sair e entrar livremente pela membrana plasmática na difusão simples. Elas necessitam de proteínas facilitadoras que possam dar a elas a capacidade de transpor a membrana plasmática e por isso, esse tipo de transporte é chamado de facilitado, são elas:
- carboidratos;
- vitaminas;
- aminoácidos e íons (ex.: cálcio, sódio e potássio).