Exame Citopatológico em Gestantes
Vamos esclarecer essa e mais algumas dúvidas sobre a realização do exame Papanicolau durante o período gestacional.
O exame de Papanicolau é recomendado para ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos que tenham iniciado vida sexual.
A finalidade do exame é identificar lesões no colo do útero que são percursoras do câncer ainda num estágio inicial. Isso possibilita um tratamento eficiente e a cura acontece na maioria dos casos, o que é diferente quando o câncer já está num estágio avançado.
O exame Papanicolau ocorre consiste no exame de toque vaginal e na introdução de um espéculo no canal vaginal para a coleta de material em três locais:
- Ectocervive (parte externa do colo do útero);
- Endocércive (parte interna do colo do útero) e;
- Fundo posterior da vagina.
Pode ser feita a coleta de exame citopatológico de colo de útero em gestantes?
Mulher gravida pode fazer preventivo sim, sem medo!
Na verdade a gestante deve realizar o exame pois ele faz parte do pré-natal e deve ser feito em qualquer idade gestacional, preferencialmente até o 7º mês de gestação.
É normal sangrar um pouco no exame preventivo em gestantes porque a sensibilidade do colo está aumentada durante a gravidez.
O Papanicolau também não tem risco de provocar aborto pois o óvulo fertilizado ou o feto encontra-se implantado numa região mais acima no útero e não nas proximidades do colo.
No entanto, na coleta, não se deve utilizar a escova de coleta endocervical, apenas a espátula de Ayre evitando a coleta de material na endocérvice.
O enfermeiro ou o médico fará o exame de toque vaginal e em seguida introduzirá o espéculo para que seja colhido o material do fundo posterior da vagina e ectocérvice.
A faixa etária e a periodicidade de realização deverá ser a mesma de mulheres não grávidas, ou seja, acima dos 25 anos de idade. Caso os dois últimos exames sejam negativos, o próximos exames serão de 3 em 3 anos.
Leia também: